arte na educação infantil

6 benefícios da arte na educação infantil e por que ela deve ser (mais) valorizada

A Arte na educação infantil é muito mais do que colorir desenhos e brincar com massinha. 

Se trabalhada com as estratégias certas, propicia às crianças o autoconhecimento, o domínio sobre as próprias emoções e ajuda diretamente no desenvolvimento cognitivo. 

Mas não é só isso. 

O que e como os bebês e as crianças aprendem nessa fase é determinante para o resto da vida

Por isso é fundamental reforçar a importância da arte na educação infantil, trabalhando aspectos como criatividade, comunicação e a manifestação de sentimentos. 

Neste artigo veja como música, pintura, dança, teatro e literatura  influenciam a percepção das crianças sobre o mundo desde os primeiros anos e conheça também os principais benefícios da Arte na educação. 

A importância da Arte na educação

Fernando Pessoa dizia que “A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.” 

É nesse contexto que introduzir os pequenos desde cedo nas diferentes expressões artísticas pode ajudá-los a descrever melhor suas emoções e, por consequência, a se comunicar. 

Por meio da arte é possível enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, e aprender a se entender melhor com o mundo. 

Quando introduzida antes da alfabetização formal, ela também é responsável por aguçar os sentidos da visão, audição e tato, além de estimular a imaginação, capacidade diretamente ligada à criatividade. 

Para reforçar a importância de uma criança ser colocada em contato com o desenho, por exemplo, Vyktor Lowenfeld, pesquisador austríaco nas áreas de artes e psicologia, afirma que embora os primeiros traços feitos por crianças no papel possam não ter sentido para os adultos, são partes importantes do desenvolvimento e devem ser encorajadas.

Para ele, só o tato e a manipulação dos materiais artísticos já constituem por si só uma aprendizagem. 

O mesmo vale com a música. Ao escutar diferentes ritmos, os bebês já começam a gesticular, cantar, imitar, brincar e ampliar o repertório das palavras. 

Ou seja: a aplicação da arte na educação infantil não é só bem-vinda, como é necessária para o desenvolvimento psíquico e motor dos pequenos e também para que não sejam apenas meros cumpridores de tarefas, mas capazes de explorar, criar e experienciar as possibilidades do entorno. 

6  benefícios da arte na educação infantil

1. Ajuda na coordenação motora 

Você sabia que o desenho e a pintura, além de exercitar a criatividade, são ótimas maneiras de desenvolver a coordenação motora da criança?

Enquanto desenha, a criança precisa aprender a controlar o giz de cera, lápis ou a caneta. Usar o dedo indicador e o polegar, em um movimento de pinça, é resultado do desenvolvimento da coordenação motora fina. 

As artes corporais como a dança também auxiliam nesse sentido, já que ajudam os pequenos a desenvolver o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. 

2. Amplia a criatividade

Este talvez seja um dos benefícios mais óbvios, mas não menos importante de ser reforçado quando falamos sobre o papel da arte na educação. 

Crianças são pequenos inventores e essa característica pode ser ainda mais latente naquelas que têm contato com obras artísticas e são incentivadas a criar novas possibilidades do zero. 

A arte, seja através do desenho ou da literatura, ajuda os pequenos a explorar a imaginação e a interpretar o mundo ao seu redor. 

Mas atenção:

guia bilíngue banner

É  de extrema importância que os pais e os professores não direcionem os traços da criança para o jeito mais “certo”. 

Esse tipo de intervenção pode bloquear a expressividade dos pequenos ao chegarem no ensino fundamental. 

3. Melhora o vocabulário 

Inserir a música no cotidiano dos pequenos ajuda a enriquecer o vocabulário que ainda está em construção. 

Colabora também, para o aprimoramento de áreas da audição e da fala e para os aspectos motores e sensoriais. 

À medida que a criança cresce, vale também inseri-las nas músicas internacionais, como forma de aprender uma nova língua.

4. Trabalho em equipe

benefícios da arte na educação

O ensino da arte na educação infantil por meio de atividades colaborativas como acontece no teatro ou na música contribui para a capacidade de trabalhar em equipe, assim como o desenvolvimento intrapessoal e interpessoal. 

Atividades de arte colaborativa como pinturas em grandes painéis ou criação de novos objetivos através de materiais não estruturados ensinam a criança que todos tiveram a sua contribuição para obter o resultado desejado. 

Leia também: Atividade física na infância: importância, limites e recomendações 

5. Expressão de sentimentos e comunicação

É praticamente um consenso entre os especialistas: o ensino da arte na educação infantil contribui para que os pequenos possam lidar melhor com suas emoções e sentimentos. 

Por meio da arte – especialmente do desenho -, a criança consegue demonstrar aquilo que sente e apresenta de que forma interpreta a sua realidade. 

Música, dramatização e literatura também são poderosas maneiras de ampliar a comunicação. 

Lembre-se: justamente por ser uma fase em que a linguagem ainda está nos seus primeiros estágios, utilizar a arte na educação infantil como forma de comunicar os pensamentos é uma ferramenta importante para ajudar os pequenos a criarem laços com colegas, pais e familiares. 

Saiba mais: Lógica para crianças: como desenvolver essa habilidade desde pequeno

6. Estimula o pensamento crítico

O pensamento crítico pode e deve ser incentivado desde cedo entre as crianças. E a arte é um ótimo meio para exercitar essa habilidade. 

No momento em que professores engajam as crianças a observarem alguma obra de arte e, em seguida, pedem que compartilhem suas percepções e sensações, estão desenvolvendo a capacidade de questionar e  criticar as diferentes visões de um mesmo ponto. 

A arte continua com (muito) valor na educação

Como você pode ver, o papel da arte na educação é de extrema importância para ajudar as crianças no desenvolvimento motor e cognitivo e para que cresçam exercitando o pensamento crítico. 

Por isso, antes de matricular o seu filho em uma escola de educação infantil, certifique-se de que apresente uma metodologia que introduza atividades artísticas com regularidade e incentive seu pequeno a criar e a explorar possibilidades. 

A arte é um meio de abrir portas e janelas para o pleno desenvolvimento intelectual e criativo do seu filho. Valorize-a na educação infantil.

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.