atividades para fazer com os filhos nas férias

11 atividades para fazer com os filhos nas férias

Entre meados de dezembro até o fim de janeiro, as famílias atravessam um momento de muita proximidade entre pais e filhos.

Fora das aulas, as crianças estão mais livres para brincar e se divertir e, com isso, é preciso planejar as atividades para fazer com os filhos nas férias.

Para os pais, as férias representam um momento complexo, que altera a rotina de forma intensa e pode gerar dificuldades profissionais e de agenda. Mas é preciso lembrar os adultos que esse período também é ótimo para fortalecer os laços afetivos com os pequenos.

Em uma geração que tem muito apego a aparatos tecnológicos (celulares, videogames, tablets, etc), é também papel dos pais pensar fora da caixa e estimular o interesse por atividades em grupo ou ao ar livre.

No post de hoje, separamos 11 ideias divertidas e criativas que vão cumprir com sucesso a missão de aproximar pais e filhos e, ao mesmo tempo, entreter os pequenos durante as férias escolares. 

1) Cozinhar em família

Nem todo mundo sabe – ou gosta – de se aventurar no fogão, porém, para os pais que gostam de fazer uma boa comida a cozinha pode ser algo além de um lugar “perigoso para crianças”.

Existem muitas receitas e processos da culinária que são muito divertidos para as crianças. Elas podem ajudar na confecção de um bolo, brincar com a massa de pão ou enfeitar um doce bem bonito.

Basta colocar a imaginação para funcionar, escolher receitas que não oferecem perigo e chamar os “mestres-cucas” para a ação. 

2) Criar um acampamento em casa 

Crianças adoram fazer uma bagunça e criar ambientes diferentes.

Castelos de almofadas de sofá e tendas montadas com lençóis no meio da sala são ótimas opções para gerar horas e horas de brincadeira.

Com a ajuda dos pais, é possível fazer acampamentos bem criativos e estimular a imaginação dos pequenos.

Quem tem um quintal e uma barraca de acampar pode, de fato, fazer um acampamento na própria residência e apresentar às crianças este universo de contato com a natureza.

E nada impede que seu instinto aventureiro vá mais longe, afinal, as crianças podem adorar um final de semana num camping de verdade!

3) Viajar

Quem não gosta de viajar? Especialmente se tratando de crianças, uma viagem pode representar o desbravamento de um novo mundo, uma nova realidade.

Uma viagem é sempre uma atividade ideal para descontração nas férias. Seja uma ida à praia ou um passeio por cidades diferentes, as crianças costumam curtir muito locais novos e todas as novidades que eles oferecem.

O tamanho dessa viagem e o destino são critérios definidos pelos pais, porém, nada impede de consultar os filhos e decidir tudo em família!

4) Fazer sessões de histórias e leitura

leitura com os filhos

Uma das virtudes mais bonitas das crianças é a imaginação. 

É preciso nutrir essa veia criativa nelas, e isso pode ser feito ao contar histórias e realizar sessões de leitura.

Criar interesse por esse tipo de atividade é positivo e deixa um legado para a vida adulta, que é o gosto pela leitura.

Na internet você pode encontrar vários vídeos com dicas para contação de histórias e leituras interativas.

Ler é uma das melhores atividades para fazer com os filhos nas férias, e se a leitura for acompanhada de um pouco de interação dos pais, tudo se torna ainda mais interessante.

5) Brincadeiras com água

O verão e as temperaturas altas são um belo convite para as brincadeiras com água. Não é preciso ter piscina em casa ou morar na praia para se divertir com um pouquinho de água.

Um banho de mangueira ou uma brincadeira com brinquedos que soltam água já são o suficiente para entreter as crianças e fazer com que elas curtam um pouco a luz do sol.

O importante é se atentar aos horários mais quentes e nunca esquecer do protetor solar para evitar queimaduras.

6) Oficina de brinquedos

Você já percebeu como as crianças pegam alguns objetos aleatórios e transformam em brinquedos ou partes de cenários para brincadeiras?

Esse tipo de atitude é muito interessante e demonstra que elas estão usando a imaginação em busca de divertimento.

A mesma coisa que acontece com objetos da sua casa que podem ser feito com materiais descartáveis.

É possível criar vários brinquedos utilizando garrafas pet, rolos de papel toalha, caixas de leite e outras embalagens e materiais recicláveis.

guia bilíngue bannerPowered by Rock Convert

Basta colocar a criatividade para funcionar e buscar algumas referências para a montagem e pronto!

Sua família vai passar horas desenvolvendo novos brinquedos e colocando-os em ação.

7) Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro estão sendo reinventados nos últimos tempos.

Depois de anos com os mesmos jogos de sempre, as indústrias estão trazendo novidades para esse nicho de brinquedos, que são ótimos para diversão em grupo.

Existem jogos de tabuleiros adequados para diferentes idades, e com certeza um será capaz de prender a atenção e gerar muitas risadas para seus filhos (e também para os adultos).

Muitos jogos também ajudam no desenvolvimento da lógica, da percepção e da habilidade de expressão.

É hora de tirar da gaveta aqueles jogos antigos (ou procurar uns mais novos) e fazer uma tradicional gaming night com as crianças.

8) A boa e velha diversão de quintal

Crianças adoram correr, pular e explorar lugares.

Quem tem quintal em casa pode utilizar este espaço para desenvolver inúmeras brincadeiras.

Aqui, vale apelar para o tradicional – como pique-esconde, amarelinha, pega-pega – ou propor gincanas com outros jogos e brincadeiras.

Se o seu quintal possui um espaço com muitas plantas, as crianças vão adorar se tornar ajudantes.

É claro que esse tipo de interação pode não ser tão segura, contudo, regar algumas plantas ou plantar novas mudas são alguns exemplos de atividades bem tranquilas e que podem prender a atenção dos pequenos.

9) Promover festinhas e encontros com os amigos em casa

Crianças adoram se divertir com adultos, mas nada se compara com uma bagunça feita com os amigos.

Se você tem tempo disponível, convide os amiguinhos para uma tarde de brincadeiras ou uma festinha do pijama.

Com a coordenação de um adulto, será possível desenvolver uma agenda com várias atividades, nas quais as crianças brincam entre si (e até dão um tempo de descanso para os mais velhos).

10) Sessões de cinema

Nem todas as atividades para fazer com os filhos nas férias envolvem correria e momentos de esforço físico.

Nada impede que a família curta um bom filme, todo mundo junto se divertindo no sofá.

Com a ascensão de serviços como Netflix, ficou bem fácil encontrar uma grande variedade de títulos voltados para o público infantil.

Com certeza você vai encontrar algum filme que agrada aos pequenos.

Se seus filhos gostam de ficar na TV, as sessões de cinema são uma ótima forma de fazer com que esse hábito se tornem um momento de descanso e união em família.

Além disso, assistir um filme é uma ótima forma de pensar em novas brincadeiras ou até transmitir mensagens interessantes para os pequenos.

11) Ginástica em grupo

Sua família é do tipo esportista? 

Então, faça disso uma das atividades para fazer com os filhos nas férias.

Estimular o gosto por esporte nas crianças é algo muito positivo, e isso pode ser encarado como um prazer, e não um desafio.

Basta pensar em algumas atividades e locais seguros para a prática esportiva e pronto!

Imagine dar aquela corridinha no parque enquanto seus pequenos andam de bicicleta?

Tudo isso é possível e pode se tornar uma forma divertida e saudável de passar momentos de união.

Coloque a imaginação e a criatividade em ação!

Essas são apenas algumas ideias de atividades para fazer com os filhos nas férias. É claro que existem uma infinidade de passeios, atividades e programas culturais que podem ser contemplados em família.

Porém, se você está sem ideias e precisa de algumas dicas, essas onze sugestões podem fazer as férias dos seus filhos muito mais divertidas, e o melhor de tudo, com diversão em família!

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.