crianças preservando o meio ambiente

Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente + 7 atividades para começar hoje mesmo

Observar as crianças preservando o meio ambiente é constatar que elas já desenvolveram uma consciência sobre o planeta em que vivem e que também sentem-se parte na natureza e não proprietárias dela. 

A criança que aprende em casa (e na escola) a importância da sua colaboração para a “engrenagem” da Terra apresenta condições de ter uma relação muito mais sustentável com o seu entorno e não só fará a sua parte, como também vai incentivar que as pessoas com quem convive também façam. 

Simples atos como jogar o lixo no lugar certo e não desperdiçar água são atitudes que provam como a educação ambiental para crianças é peça-chave para ajudar na formação da personalidade e também no caráter. 

Neste artigo, veja  por que trabalhar a consciência ambiental com os pequenos é importante e confira como você, pai ou responsável, pode envolver brincadeiras, meio ambiente e crianças em atividades divertidas e educativas. 

Por que ensinar cuidados com o meio ambiente desde criança

Ensinar cuidados com o meio ambiente desde criança é fundamental para que seu filho não apenas estude as ações do homem contra a natureza, mas trabalhe para reverter ou, pelo menos, minimizar esses impactos negativos a médio e longo prazo. 

Último estudo realizado pelo Met Office, o serviço meteorológico do governo britânico, indicou que o planeta vive hoje a década mais quente já registrada. 

Este patamar é visto como um limite crítico para o aquecimento global e mostra o quanto é urgente ampliar a consciência ambiental no planeta. 

Diante desses preocupantes dados, a UNESCO definiu quatro principais objetivos como base para nortear o trabalho de educação ambiental com crianças.

  • Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais;
  • Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca; 
  • Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.

Formar uma pessoa com consciência ecológica e ambiental faz parte de um processo lento  que precisa ser iniciado desde muito cedo, quando seu filho ainda está entendendo o seu papel no mundo. 

É nessa fase que ele vai aprender valores e comportamentos que o acompanharão para o resto da vida. 

Como ensinar o seu filho a preservar o meio ambiente

atividades crianças meio ambiente
  • Antes de tudo, seja exemplo

À medida em que se desenvolvem, as crianças têm mais condições de assimilar o conteúdo. Enquanto ainda são pequenas, o indicado é ensinar por meio de situações concretas. Ou seja, pelo exemplo.

De nada adianta você dizer que é importante separar o lixo se, na frente do seu filho, mistura casca de banana com plástico na mesma lixeira.

Cuide também com o tempo que você demora no banho ou com os desperdícios de comida! 

Lembre-se: você é o exemplo e, ao educar para uma consciência ambiental, também vai transformar os seus próprios hábitos. 

Acesse também: Como ensinar empatia aos filhos? 5 passos para ter um filho mais empático

  • Use a criatividade

É importante que esse processo também seja trabalhado de forma lúdica. 

Busque jogos que apresentem a temática meio ambiente e proponha brincadeiras (em casa ou ao ar livre).

  • Aumente o contato com a natureza

Uma das maneiras mais assertivas de ensinar o seu filho a respeitar a natureza é levar ele para desfrutar dela. Busque explorar os ambientes junto com ele e o ensine a valorizar o ar puro. 

É muito importante fornecer experiências positivas em meio à natureza e demonstrar interesse pessoal por estes momentos. Crianças desenvolvem um apego emocional a coisas a lugares que seus pais se sentem confortáveis 

7 atividades para conscientizar o seu filho sobre o meio ambiente

Assim como você ensina seus filhos a terem respeito com o próximo, pode ensiná-los a conviver em harmonia com a natureza. Veja 7 dicas que podem ajudar você a trabalhar a educação ambiental para crianças. 

1) Incentivar a reciclagem

Além de ensinar seus filhos a separar o lixo e explicar que boa parte dos materiais secos poderão ser reaproveitados por meio da reciclagem, é possível incentivar alguns processos de reaproveitamento. 

Que tal elaborar bichinhos e bonecas com retalhos de pano? 

guia bilíngue bannerPowered by Rock Convert

Outra ideia que ajuda a despertar a consciência ambiental dos seus filhos é juntar materiais recicláveis em casa e, posteriormente, levá-los para algum centro de reciclagem mais próximo

O contato com os profissionais que vivem desse processo, sem dúvida, vai sensibilizar você, seu filho e toda a família a colaborar. 

2) Evitar o desperdício 

A maior parte da nossa alimentação hoje vem da natureza e, cada vez que jogamos comida fora, estamos, também, desperdiçando recursos naturais. É justamente por isso que você deve ensinar o seu filho a valorizar os alimentos. 

Outra iniciativa saudável para fazê-lo compreender essa engrenagem é levá-lo na feira. 

Coloque-o em contato com quem produz alimentos fresquinhos e estimule essa valorização por orgânicos desde cedo. 

Ah, nem precisamos reforçar que na hora de tomar banho ou lavar a louça, o desperdício da água deve ser controlado, né?

3) Participar de mutirões de limpeza 

Se informe sobre mutirões de limpeza que acontecem na sua cidade e participe dessas atividades com seus filhos. 

Dedicar algumas horas para limpar rios ou florestas serve para que os pequenos e adolescentes aprendam sobre os danos do lixo na natureza. 

4) Aprender sobre o impacto dos meios de transporte

Aprender sobre o impacto do uso do transporte no meio ambiente e os efeitos da emissão de poluentes atmosféricos é uma ação importante de conscientização. 

Depois disso, faça um plano de como incorporar mais caminhadas e ciclismo na vida cotidiana da família. Além de sentir a cidade, vocês estarão reduzindo a emissão de gases que colaboram para o efeito estufa. 

5) Fazer uma caixa de compostagem

Que tal ensinar a função do lixo orgânico por meio de uma caixa de compostagem? 

Adultos e crianças podem, juntos, reciclar o lixo orgânico dentro de casa, transformando os restos de alimentos em adubo para as suas plantas. 

A compostagem é uma técnica de reaproveitamento dos alimentos, especialmente de frutas, verduras, legumes, cascas, entre outros. Em vez de serem jogados no lixo, esses restos podem servir como matéria orgânica para a produção de adubo. 

6) Ter uma horta caseira

Além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, fazer uma horta caseira tem potencial de propiciar ótimos momentos em família. 

Cuidar das plantinhas pode ensinar ao seu pequeno noções como paciência, responsabilidade e, claro, sobre o ciclo desses seres vivos. 

Se você mora em apartamento, não desista. É super viável aproveitar alguma parede da sacada ou escolher a janela que seja mais ensolarada para plantar temperos.

7) Fazer uma gincana para reduzir a produção do lixo 

Que tal fazer uma campanha em casa para reduzir a produção de lixo? Espalhe bilhetes com avisos conscientes pela casa, meça a sua produção de resíduos atual e, no fim do mês,  faça a comparação. 

Nesse mesmo contexto, aproveite para incentivar a utilização de sacolas retornáveis. 

Menos discurso, mais ação

A única forma de termos adultos mais conscientes e preocupados com o planeta em que vivemos é oferecendo educação ambiental desde cedo

Aqui não nos referimos somente à teoria, mas especialmente à prática. 

Procure incentivar atividades que provoquem reflexões dentro de casa e nunca esqueça que o exemplo e o valor que você dá para as coisas pode influenciar muito mais do que qualquer discurso. 

Nunca foi tão urgente dedicarmos as nossas forças à proteção do planeta Terra. Faça a sua parte e inspire seus filhos.

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.