ensino bilingue

5 atividades envolventes que acontecem no Ensino Bilíngue do Portal

Já é consenso que aprender uma segunda língua é garantia de oportunidades, experiências e viagens em um mundo globalizado. 

Mas ainda que esta seja uma habilidade cada vez mais exigida, o Brasil apresenta um déficit muito grande de domínio do inglês, por exemplo. 

Conforme o British Council, apenas 5% da população brasileira tem domínio da língua inglesa, índice baixíssimo em comparação à grandeza econômica do nosso país. 

Pensando na melhor forma de ensinar o idioma, a Escola Portal, dentro de sua metodologia de educação bilíngue, promove uma série de atividades superdivertidas para tornar a assimilação do inglês um processo natural e fácil. 

Diversão e aprendizado: veja as 5  principais atividades 

Antes de listar as atividades promovidas pela Escola Portal, é importante explicar que a Escola Portal não oferece aulas convencionais de inglês. 

O ensino bilíngue é um curso extracurricular e oportuniza aos alunos uma dinâmica voltada à verdadeira imersão do idioma, através de sequências didáticas  formuladas para reforçar o aprendizado e, ao mesmo tempo, torná-lo fluido e interessante para os pequenos. 

Nosso enfoque, portanto, está pautado nas vivências e em todos os momentos da rotina, desde o acolhimento até o almoço e as brincadeiras. 

É o ensino do inglês integrado aos conteúdos a serem trabalhados pelo professor.

Agora, veja as 5 atividades:

1. Cooking class

Já pensou que bacana ter uma cozinha ampla para fazer as mais diversas receitas e aprender tudo isso em inglês?

As atividades de cooking class da Escola Portal têm o objetivo de enriquecer os mais diversos projetos trabalhados pelos professores. 

Um exemplo é quando os alunos, depois de estudarem determinada região em aulas de história e geografia, vão para a cozinha reproduzir os pratos típicos. 

Medidas, trocas químicas, elementos da receita e a transformação do alimento são os aprendizados que também vão exercitar a escuta e a fala em inglês. 

Evidente que tudo isso acontece com muita supervisão de nossos educadores e educadoras, mas configura uma ótima oportunidade de o idioma ser introduzido em atividades rotineiras. 

2. Inglês na natureza

O ensino bilíngue da Escola Portal também oferece para turmas Kids e Juniors vivências em uma fazenda fora da escola

Trata-se de um ambiente verde com diferentes animais (vacas, ovelhas, cavalos, galinhas, peixes), onde os alunos têm a oportunidade de conviver com a natureza, entender um pouco mais sobre animais, plantas e passar por experiências que os conectem com o espaço.

Veja também: A importância de brincar ao ar livre + 9 benefícios

O mais interessante é que vivências como esta vão além do idioma e envolvem o desenvolvimento de competências cognitivas e interpessoais, todas elas imprescindíveis para o futuro. 

3. Mindfulness

A prática de se concentrar no momento presente e manter sentimentos, emoções e desconfortos no aqui e no agora, o Mindfulness, é mais uma experiência da Escola Portal oferecida em português e inglês.

Ainda em caráter experimental, as aulas são destinadas para alguns grupos de Kids 4 até os Junior 2. 

4. Language Arts e debates

language-arts

De acordo com o modelo de ensino em que as atividades são dissolvidas dentro de um grande projeto, o Language Arts figura o momento em que o professor e os alunos se debruçam em questões específicas sobre o idioma. 

guia bilíngue banner

Vale gramática, phrasal verbs, gírias ou qualquer outra questão que seja importante para os pequenos assimilarem melhor o conteúdo e entenderem a sua base. 

De maneira lúdica e partindo de contextos da vida real, buscamos fazer com que os alunos entendam o porquê de estarem aprendendo determinado assunto. 

Debates sobre determinado assunto também fazem parte desse escopo e não só privilegiam o aumento do vocabulário, como instigam nossos alunos a buscarem informações, checarem fontes e organizarem argumentos. 

Lembrando sempre que debates também ajudam a desenvolver o pensamento crítico e ética. 

5. Curiosidade instigada

Todas as atividades e os projetos da Escola Portal partem de um problema, de uma necessidade do grupo ou de um interesse coletivo, fazendo com que a aprendizagem fique mais dinâmica e significativa. 

Nesse contexto, a curiosidade vira uma ótima ferramenta para exercitar o inglês, é claro!

Os alunos, por exemplo, podem querer descobrir como é possível algo tão pesado como um avião parar no céu. 

A partir dessa curiosidade, o professor poderá montar um projeto que instigue os alunos a pensar em possíveis respostas para sua dúvida. 

Além do exercício de outro idioma, é importante ressaltar que o percurso até as respostas também é um processo muito enriquecedor. 

Até elaborar uma conclusão, o aluno deverá pesquisar, levantar hipóteses (refutar hipóteses), observar, fazer inferências, refletir, discutir com o grupo e buscar alternativas para um problema inesperado.

Leia Também: Como Criar um Filho Bilingue? 9 Fatos Importantes

Quem pode fazer parte do Ensino Bilíngue do Portal?

Todas as crianças acima dos 3 anos podem participar. 

Ah! 

Também é importante lembrar que o programa é aberto para todas as escolas, viu?

Cada turma possui conteúdos e projetos diferenciados e adaptados para fortalecer a aquisição do inglês da maneira mais precisa e convidativa possível. 

Vale lembrar que o material utilizado na educação bilíngue aborda disciplinas como matemática, ciências e história, todos divididos de acordo com a etapa de desenvolvimento 

Seu filho bilíngue 

Ao ser introduzido no ensino bilíngue o aluno, em pouco tempo, entende as rotinas, associa o gestual dos professores às instruções que eles passam e fazem trocas com os colegas. 

Essas trocas são muito ricas e ajudam no aprendizado e na assimilação do segundo idioma como um processo natural. 

Quer saber ainda mais detalhes sobre como funciona essa metodologia?

Baixe aqui o nosso guia do Ensino Bilíngue

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.