importância do esporte na escola

Importância do esporte na escola: 7 principais benefícios

A importância do esporte na escola é algo difundido por inúmeras instituições de ensino, contudo, ainda é comum encontrar uma abordagem bastante conservadora e pouco proveitosa da educação física em I.Es dos mais diferente portes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 81% dos adolescentes com idade entre 11 e 17 anos não realizam uma carga satisfatória de exercícios físicos em suas rotinas.

Por mais que eles sejam ativos, muitos não atingem o patamar mínimo de 60 minutos de atividade física intensa ou moderada pelo menos 4 vezes por semana, segundo recomendação da OMS.

Dentro do ambiente escolar, o sedentarismo deve ser combatido, mais do que isso, deve ser analisada a importância que a prática esportiva tem dentro da formação das crianças e adolescentes.

Para que seja possível compreender os impactos da atividade física dentro das escolas, apresentamos abaixo 7 benefícios que demonstram como o esporte se apresenta como um agente auxiliar na formação educacional e social das futuras gerações. 

1) Driblar o sedentarismo

Diante desse cenário, a educação física, disciplina obrigatória do currículo escolar, serve como um primeiro passo para driblar o sedentarismo e inserir as crianças e os adolescentes em uma rotina no qual, pelo menos uma vez por semana, há a presença do esporte em suas vidas.

Somente as aulas de educação física não são suficientes, afinal, é necessário adotar uma carga mais alta de atividades durante a semana.

Contudo, a educação física também representa uma oportunidade de dialogar sobre a importância do esporte e os reflexos de uma rotina saudável de exercícios na vida de cada um dos alunos.

2) Melhora a postura corporal

postura corporal - esporte na escola

Ergonomia é algo muito discutido por especialistas em saúde do trabalho.

Porém, o tema vai além do universo adulto e deve ser debatido também pelas escolas. 

O assunto é sério: a postura corporal pode desencadear problemas de saúde inesperados.

Para se ter uma ideia de como esse tema é importante, uma pesquisadora de Santa Catarina identificou em um grupo de alunos um alto número de crianças com má postura. Cerca de 70% das crianças analisadas apresentaram problemas de postura corporal.

Uma das formas de combater esse tipo de problema é com a prática esportiva.

Atividades físicas simples, como alongamentos e alguns exercícios de yoga – todos de fácil adaptação e aplicação no ambiente escolar – auxiliam na redução dos danos causados pelos erros de postura, além de serem meios para evitar o desenvolvimento de desvios de postura corporal.

3) Aprender a trabalhar em grupo

Seja um esporte coletivo ou individual, uma coisa é certa: Não existe campeão sem trabalho em equipe.

A importância do esporte na escola ultrapassa os limites da saúde e transmite ensinamentos valorosos para a convivência em sociedade e para o sucesso profissional.

Aprender a trabalhar em grupo é uma virtude importante para garantir boas oportunidades de trabalho, além disso, os esportes – especialmente os coletivos – ensinam que a união e o espírito de equipe são fundamentais para garantir bons resultados quando os desafios vêm à tona, sejam eles dentro de uma quadra ou em uma equipe de trabalho.

Dentro do ambiente escolar, o trabalho em grupo estimulado pelas atividades físicas é, inclusive, uma forma de:

  • Aproximar alunos e fazer novas amizades;
  • Assimilar e aprender a aceitar diferenças;
  • Transmitir valores de igualdade e união.

Todos fatores citados acima são importantes e que em ausência criam problemas de convívio, podendo perdurar até a vida adulta afetando a performance profissional. 

4) Auxilia na formação ética e moral

A prática esportiva aborda o respeito ao adversário, o fair play e os aspectos éticos.

Bons professores de educação física sabem que parte de sua missão como educadores é fazer a ponte entre a disciplina e a ética presentes nas modalidades esportivas.

guia bilíngue bannerPowered by Rock Convert

Valores como respeito, empatia e superação de adversidades são pertinentes para a formação dessa nova geração de cidadãos, e o esporte na escola é uma forma de iniciar – ou intensificar –  a transmissão dessas virtudes.

5) Desenvolve a disciplina e a responsabilidade

A importância da prática do esporte no ambiente escolar passa, também, pela capacidade das modalidades esportivas de transmitir noções de disciplina e responsabilidade nas crianças e nos adolescentes.

O respeito à figura do treinador e dos árbitros, a capacidade de manter a calma diante de um desafio, a necessidade de respeitar as regras do jogo e até mesmo o ato de treinar  para uma competição auxiliam no despertar de um senso de responsabilidade que vai sendo construído aos poucos.

6) Melhora no convívio social

esporte na escola

O esporte prega como um de seus principais valores o respeito e a integração.

Isso permite que a escola faça da prática esportiva um investimento na melhoria do convívio social dos próprios alunos.

Em toda e qualquer escola eventualmente existem situações em que um grupo de alunos precisa reavaliar sua postura perante os demais alunos ou grupos existentes.

Nessas horas, os efeitos da prática esportiva refletem positivamente no relacionamento entre os alunos.

O esporte firma um impacto direto na capacidade de crianças e adolescentes de conviverem com pessoas diferentes, saberem introduzir novas pessoas em seus ciclos de amizade e, claro, respeitarem as diferenças entre os indivíduos. 

7) Ganhar bolsas de estudo nos Estados Unidos

Já imaginou o seu filho estudar de graça no Estados Unidos?

Em termos de oportunidades, a prática esportiva também abre portas para aqueles alunos que são mais dedicados e sabem conciliar os estudos (sim, o histórico escolar é importantíssimo!).

As universidades americanas, por exemplo, oferecem bolsas esportivas parciais ou integrais para alunos que se destacam em suas modalidades, inclusive no estrangeiro.

Atualmente, existem cerca 19 mil brasileiros que usufruem dessas bolsas para estudarem e praticarem esporte em mais de 2.000 universidades renomadas.

O processo de seleção consiste em avaliar requisitos como: histórico escolar, habilidade esportiva, nível de inglês (intermediário comprovado pelo TOEFL) e alguns testes para avaliar o nível de conhecimento.

O método Gustavo Borges na Escola Portal Objetivo

Método Gustavo Borges

Nossa escola tem o orgulho de adotar um método de aplicação do esporte no ambiente escolar que foi desenvolvido por um dos campeões do esporte nacional. Trata-se do método Gustavo Borges de inclusão da natação nas escolas.

A metodologia pretende transmitir os valores apresentados acima por meio da prática da natação, um dos esportes mais completos em termos de benefícios para a saúde das crianças.

A educação por meio da natação é o grande objetivo, sempre transmitindo aos alunos os valores positivos do esporte e, ao mesmo tempo, incluindo na rotina um momento de descontração e integração, que é capaz de divertir e ensinar ao mesmo tempo. 

Cada idade recebe um treinamento adequado, englobando as necessidades de aprendizado ideais para a turma, sem deixar de lado uma abordagem holística sobre a importância do esporte na vida das pessoas, tanto para a saúde física, quanto para melhoria de aspectos sociais.

Você pode descobrir mais sobre o Método Gustavo Borges e sua aplicação na Escola Portal Objetivo ao acessar este link aqui.

Esporte na escola: muito mais do que ser um atleta

A prática esportiva é caminho para uma vida saudável e para o desenvolvimento de muitos valores importantes na vida de um ser humano.

Não é à toa que muitas instituições filantrópicas, ONGs e projetos sociais utilizam o esporte como o meio para afastar crianças e jovens carentes dos perigos da criminalidade e do mau comportamento.

O esporte pode servir como uma forma prática de aplicar e ensinar esses valores, contribuindo assim para a formação de indivíduos mais saudáveis, responsáveis e capazes de respeitar as individualidades e a coletividade.

A importância do esporte na escola vai além de tornar alunos mais saudáveis fisicamente.

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.