musicalização no berçario

Musicalização no Berçário: Importância e Como Ela é Trabalhada na Escola Portal

Musicalização no berçário: Importância e como ela é trabalhada na Escola Portal

Você sabia que trabalhar a música no berçário é uma excelente forma de aumentar a sensibilidade dos bebês e ajudar no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico?

Ao escutar diferentes sons de brinquedos, objetos e instrumentos musicais, o bebê amplia a sua capacidade de observar, descobrir e se relacionar. 

É justamente por isso que o Berçário Portal trabalha a música como conteúdo diário em sua rotina, através de canções que envolvem os pequenos em movimentos corporais, ritmos e gestos. 

Quer saber como funcionam essas atividades e a importância delas para o desenvolvimento do seu filho? Veja mais detalhes no artigo abaixo. 

A importância da musicalização no Berçário

Inúmeros são os benefícios de introduzir a musicalização no berçário. 

Conforme a coordenadora da Educação Infantil do Berçário Portal, Gisele Puccetti,  a tentativa de se expressar oralmente e a ampliação do vocabulário em construção, são alguns deles. 

Mas não é só isso. 

Com a música a criança brinca, fantasia e expressa suas emoções por meio de movimentos e gestos”, acrescenta. 

guia bilíngue banner

Trabalhar a música desde a primeira infância também permite que as crianças apresentem maior facilidade para manifestações artísticas, sejam criativas, e desenvolvam mais valores relacionados ao sentido estético e à ética.

Não por acaso, os especialistas defendem a introdução da música desde muito cedo na rotina dos pequenos. 

Isso porque ela se coloca como uma forte ferramenta para a ampliação de habilidades de maneira intuitiva, fazendo com que os pequenos tenham mais memória, concentração, respeito ao próximo e facilidade de socialização. 

Leia também: 6 Cuidados Essenciais Adotados no Berçário da Escola Portal

Como trabalhamos a musicalização no Berçário da Escola Portal

musicalizacao-para-bebes

Antes de explicar as atividades, é importante ressaltar que a música é trabalhada como conteúdo diário das atividades e que a musicalização é apenas um dos projetos aplicados na rotina da instituição. 

Entenda como as nossas educadoras colocam a técnica e a criatividade para envolver os bebês no mundo dos sons. 

  1. Caixa de música: trata-se de uma caixa com diversas figuras em que as crianças sorteiam um exemplo e a figura que aparece é a música que o grupo vai cantar. 
  1. Música na sala de luz e sombras: aqui a proposta é trabalhar a arte como música instrumental de fundo e sensibilizar as crianças para os diferentes ritmos. 
  1. Exploração de sons: por meio de materiais não estruturados, com texturas, tamanhos e pesos diversificados, as crianças exercitam os ritmos, as pausas e experimentam os diferentes formatos desses materiais e, por consequência, seus estímulos sensoriais.
  1. Cantigas populares: Ciranda Cirandinha, Se eu Fosse um Peixinho, Caranguejo Peixe… Nessa atividade semanal de 30 minutos, as crianças aprendem novas músicas em conjunto e ainda são introduzidas ao folclore brasileiro, nosso patrimônio imaterial. Rodas de música, cantigas populares e música popular brasileira. O objetivo é introduzir os pequenos em uma atividade de cunho cultural. 
  1. Musicalização: é uma proposta semanal com a professora de musicalização que apresenta diversos instrumentos musicais e um vasto repertório de exploração dos sons, com muitos gestos e movimentos, ritmos e brincadeiras.

Quanto mais música, melhor

Como você pode perceber, são muitos os benefícios de trabalhar a música desde cedo com bebês e crianças. 

Trata-se de ganho incalculável no desenvolvimento motor, cognitivo e social!

No Berçário da Escola Portal,  inserimos os pequenos em uma metodologia que os coloque no centro das experimentações, afinal tudo o que aprendem nessa fase é determinante para o resto da vida.

Por isso deixamos que as crianças, nessa intensa fase de conexões neurais, possam experimentar todas as sensações: o cantar, o dançar,  o desenhar, o olhar para o novo de maneira singular. 

Quer receber mais conteúdos sobre educação de bebês e crianças?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.